O que é Flag Football

Mas afinal, o que é esse tal de Flag Football?

Por Grasiela Gonzaga

Não é Rugby e nem muito menos um tipo de “pique-bandeira”.

O Flag Football é uma modalidade derivada do Futebol Americano, sim aquele do Super Bowl, da NFL e do “marido da Gisele”.

O objetivo é o mesmo: avançar com a bola no território adversário e chegar até a zona final para marcar pontos, no caso, touchdowns.

Tom Brady em ação pelo New England Patriots na NFL

A maior diferença entre o Futebol Americano e o Flag Football é que ao invés de ter que derrubar o adversário para impedir seu avanço, no Flag Football basta você retirar uma das fitas que todos os atletas usam presas na cintura. Por isso no Flag Football não há necessidade do uso de capacete e todos aqueles equipamentos de proteção.

Taísa Alencar jogando pela Seleção Brasileira no Mundial de Flag Football da IFAF 2018 no Panamá

O contato físico entre os atletas existe, porém é praticamente o mesmo de um jogo de basquete ou handebol, o que torna a modalidade muito mais acessível para pessoas de todas as idades e tipos físicos, além de ser muito mais barata. Afinal, pra jogar não precisa de nada além de uma bola, cinto de flags, protetor bucal e um par de chuteiras.

Saiba tudo sobre os equipamentos necessários para a prática de Flag Football em nossa matéria especial.

Existem diversas maneiras de se jogar Flag Football, porém o foco de nosso projeto é o Flag Football 5×5, única modalidade reconhecida e padronizada internacionalmente pela IFAF – International Federation of American Football.

A equipe Avaré Scorpions foi Bi-Campeã Paulista de Flag Football 8×8 em 2018

No Brasil, outra modalidade muito praticada, principalmente no Estado de São Paulo, é o Flag Football 8×8. Visite o site do Paulista de Flag da APFA e saiba mais!

A dinâmica do jogo

Tá, mas eu não conheço muito futebol americano… como funciona o flag football?

A versão de Flag Football 5×5 é uma das mais simples e, para jogar, você não precisa entender de Futebol Americano. Você pode baixar o livro de Regras Oficial de todas as modalidades aqui, mas continua lendo que a gente te explica o básico do 5×5.

Como o nome já diz, o flag football 5×5 é jogado por 2 equipes com 5 atletas em campo. O time com a posse de bola é considerado o “time de ataque”. Sua missão é atravessar o campo e chegar até a endzone adversária para marcar um touchdown. Confira a animação abaixo!

O time de ataque inicia sua campanha em sua linha de 5 jardas e tem 4 tentativas para alcançar o meio do campo e depois mais 4 tentativas para marcar o touchdown. As tentativas não se acumulam. Se uma equipe consegue alcançar o meio em apenas uma jogada, terá as mesmas 4 tentativas para chegar até o touchdown.

E como a defesa para o avanço do time de ataque?!

O time de defesa deve estar sempre atento para evitar que um atacante receba um passe ou corra com a bola. Para impedir o avanço, basta qualquer defensor retirar apenas uma das flags do atacante. A jogada será considerada finalizada e a bola será reposicionada no local da retirada da flag para a próxima tentativa do time de ataque.

Quando um time de ataque não consegue alcançar o meio ou marcar o touchdown, perderá a posse de bola e então o outro time iniciará a campanha de sua linha de 5 jardas, em busca do touchdown.

Se caso a defesa conseguir roubar a bola do time de ataque (chama-se interceptação), iniciará a sua próxima campanha no local onde a flag do defensor foi retirada e o time terá as mesmas 4 tentativas para atingir a meta!

Quando uma equipe marca um touchdown, que vale 6 pontos, ganha também a chance de uma jogada extra para marcar mais 1 ou 2 pontos.

Para marcar mais 1 ponto, a tentativa será iniciada na linha de 5 jardas do adversário e deverá ser obrigatoriamente uma jogada de passe, já que esta área do campo é chamada de “área sem corrida”.

Para marcar mais 2 pontos, a tentativa será iniciada na linha (imaginária) de 12 jardas do adversário. Neste caso, pode ser tanto uma jogada de passe como também uma corrida.

No Flag Football 5×5 não há nenhum tipo de chute! Ele é todinho jogado com as mãos.

O Flag Football 8×8 jogado aqui no Brasil pode ser considerado um “Futebol Americano Reduzido”. O campo é um pouco menor que o oficial, e ao invés de 11 atletas por equipe, são 8. As regras tentam simular o Futebol Americano em quase tudo, com as linhas ofensivas e defensivas, os bloqueios e chutes. Sim, tem até field goal!

Confira abaixo um video muito educativo do Canal 11 Jardas comparando as modalidades de Flag Football 5×5 e 8×8 que são praticadas aqui no Brasil!

E aí?! Tá prontx pra começar a brincar de Flag?!

Visite o nosso Cadastro Nacional de equipes e veja se tem alguma aí pertinho de você!

Para o topo