Nacional

As mudanças no cenário nacional do Flag Football 5×5 brasileiro

Devido às novas exigências organizacionais da CBFA, o tradicional Circuito Nacional passará por grandes modificações para a próxima temporada

No dia 22 de setembro de 2018, durante o Encontro Nacional de Gestores de Futebol Americano, aconteceu em São Paulo a Assembleia Geral da CBFA, que dentre outros assuntos, apresentou oficialmente a Diretoria da Confederação e anunciou a árbitra e atleta Giane Pessoa como Diretora de Flag Football da CBFA.

Giane Pessoa já participou de dois Campeonatos Mundiais como árbitra (2016-2018) e trabalha desde 2015 na formação nacional de árbitros de Flag Football pela CBFA

Além de trabalhar na formação de árbitros em âmbito nacional desde 2015, Giane também trabalhava ativamente na organização do Circuito Nacional fazendo parte da equipe gestora formada por Fernanda Pessanha (RJ) e Karime Siqueira (MS). 

Além do anúncio de Giane Pessoa como Diretora de Flag Football, a CBFA apresentou o novo modelo organizacional da Confederação e dos torneios nacionais. A partir de 2019, todos os torneios nacionais deverão ser formalizados como um Comitê Gestor, veja os requisitos:

Portanto devido às novas exigências da confederação, durante a Superfinal do Circuito Nacional 2018, em São Paulo, no dia 24 de novembro, aconteceu a assembleia de fundação da Associação Nacional de Flag Football.

A assembleia, presidida por Giane Pessoa, Diretora de Flag Football da CBFA, contou com a participação de aproximadamente 30 representantes de equipes, atletas e dirigentes de equipes dos Estados de SP, RJ, MG, PR, MS e DF. Os fundadores presenciaram a leitura e revisão do Estatuto e também elegeram a Diretoria e o Conselho Fiscal da associação. Confira a seguir os membros eleitos da ANFF:

Presidente: Eder Sguerri (SP)
Vice-Presidente: Luiz Otávio Quadros (Aurea Flag Football – PR)
Secretária: Roberta de Oliveira Freitas (Spartans Football – SP)
Tesoureiro: Roberto Spinelli (Spartans Football – SP)
Conselho Fiscal Titular: Lidiane Lira Alves (CG Cobras – MS), Tiago Henrique de Oliveira Silva (Guaratinguetá White Cranes – SP) e Analu Sante Santiago (Portuguesa F.A. – SP)
Conselho Fiscal Suplente: Kamila Cristina Pellegrini dos Santos (Portuguesa F.A. – SP), Ingrid Gracielle Martins da Silva (Brasília Selvagens – DF) e Grasiela Silva Gonzaga (SP Storm – SP)

Os próximos passos

Giane Pessoa, representando a CBFA e Eder Sguerri (@edersguerri), representando a recém formada ANFF, se comprometeram a trabalhar juntos nesta nova etapa do Flag Football nacional e como um dos primeiros passos, retomarão as conversas com as equipes sobre a expectativa, dúvidas e sugestões para a próxima edição do Circuito Nacional.

Eder Sguerri, presidente eleito da Associação Nacional de Flag Football. Eder foi um dos criadores do Circuito Nacional atual, foi também Coach da Seleção Brasileira de Flag Feminino (2012-2014) e atleta e dirigente da equipe masculina Carcamanos (SP)

Nesta quinta-feira, gestores e representantes de equipes que se pré-inscreveram no Circuito Nacional foram convidadas a participar de uma reunião online para definir os pontos de partida para o novo modelo do maior torneio de Flag Football da América do Sul, que a cada ano fica maior.

Se o gestor da sua equipe não recebeu o convite, basta enviar um e-mail para flagcbfa@gmail.com informando a equipe e solicitando sua participação na reunião.

Reunião sobre o futuro do Circuito Nacional de Flag Football

📅 20 de dezembro de 2018 – Quinta-feira
🌎 21h horário de Brasília (online) 
📍 Para participar, envie um e-mail para flagcbfa@gmail.com

Para o topo