Seleção Brasileira

Brasil faz história no Mundial de Flag Football 2021

Delegação completa do Brasil em Jerusalém no Mundial de Israel 2021 | Foto: Grasiela Gonzaga

Depois de várias tentativas frustradas, pela primeira vez finalmente o Brasil enviou uma Seleção Masculina para participar da maior competição de seleções do Flag Football mundial.

Seleção Brasileira Masculina em Jerusalém, no Mundial de Israel em 2021 | Foto: Grasiela Gonzaga

Pelo grupo C, os rapazes enfrentaram as seleções nacionais da Suíça, Dinamarca, Itália e Japão. Com uma campanha de 4 derrotas e nenhuma vitória, o Brasil finalizou sua participação na primeira fase do torneio no 5º lugar do grupo. Confira os resultados abaixo:

Resultados 1ª Fase

Suíça

37

x

13

Brasil

YouTube FFBR

Brasil

0

x

32

Dinamarca

YouTube FFWC

Brasil

21

x

48

Itália

YouTube FFBR

Japão

43

x

15

Brasil

YouTube FFBR

Após a 1ª fase, devido à última colocação no grupo, a Seleção Masculina disputou o chaveamento correspondente às colocações finais da tabela (17º ao 21º). Com 2 vitórias sobre os selecionados da Índia e da Finlândia, garantiu a 17ª colocação em sua estreia em Mundiais.

Resultados Classificatório

Índia

00

x

62

Brasil

YouTube FFBR

Brasil

33

x

27

Finlândia

YouTube FFBR

A Seleção dos Estados Unidos confirmou o favoritismo e conquistou o tetracampeonato mundial vencendo a Seleção Mexicana na final. Confira como ficou o ranking final do torneio masculino:

    1. EUA
    2. México
    3. Panamá
    4. Itália
    5. França
    6. Áustria
    7. Dinamarca
    8. Alemanha
    9. Israel
    10. Espanha
    11. Japão
    12. Time Neutro
    13. Tailândia
    14. Suíça
    15. Coreia do Sul
    16. Chile
    17. Brasil
    18. Finlândia
    19. Bielorrússia
    20. Índia
    21. Eslováquia

A campanha histórica da Seleção Brasileira Feminina

Em sua quinta participação em Mundiais de Flag Football, a Seleção Feminina mais uma vez melhorou sua campanha e subiu no ranking mundial.

Pelo Grupo D, enfrentando as seleções do Japão, Dinamarca e Israel, as meninas finalizaram a 1ª fase do torneio como líderes do grupo com uma campanha inédita de duas vitórias e um empate.

Seleção Brasileira Feminina de Flag Football no Mundial de Israel 2021 | Foto: Grasiela Gonzaga

Resultados 1ª Fase

Brasil

20

x

14

Japão

YouTube FFBR

Brasil

41

x

19

Dinamarca

YouTube FFBR

Israel

20

x

20

Brasil

YouTube FFBR

Com a classificação para os playoffs, a Seleção Feminina garantiu sua vaga no Top 8 mundial, assegurando sua participação nos Jogos Mundiais (World Games) 2022.

Nas quartas de final, as mulheres brasileiras enfrentaram as selecionadas da França, e num jogo eletrizante, carimbaram a inédita vaga numa semifinal de mundial com uma vitória contundente. Na semifinal, a Seleção feminina foi derrotada pela experiente Seleção Mexicana e na disputa de 3o lugar, foi derrotada novamente, agora pela tradicional equipe austríaca. Confira os resultados abaixo:

Resultados Playoffs

Semifinal

Brasil

32

x

06

Itália

YouTube FFBR

Bronze

Brasil

13

x

26

Áustria

YouTube FFWC

Assim como a  Seleção Masculina, a Seleção Feminina dos Estados Unidos confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato mundial vencendo também a Seleção Mexicana na final. Confira como ficou o ranking final do torneio feminino:

    1. EUA
    2. México
    3. Áustria
    4. Brasil
    5. Panamá
    6. Japão
    7. França
    8. Itália
    9. Espanha
    10. Alemanha
    11. República Tcheca
    12. Israel
    13. Time Neutro
    14. Dinamarca
    15. Suíça
    16. Bielorrússia
    17. Finlândia
    18. Chile

As campanhas anteriores da Seleção Feminina em Mundiais

A Seleção Brasileira Feminina de Flag Football 5×5 estreou em Mundiais em 2012, na Suécia. Em sua primeira participação, terminou na 12a. posição, último lugar, com uma campanha com apenas 1 vitória e 1 empate.

Em 2014, na Itália, nossas meninas conseguiram conquistar 3 vitórias no último dia de jogos e garantiram a 10a. colocação, dentre as 14 Seleções participantes.

Nos EUA, em 2016, a Seleção Brasileira finalmente venceu seu primeiro jogo na fase de grupos e garantiu pela primeira vez a classificação para as quartas de final. Com uma vitória sobre a Seleção da França, garantiu a disputa do 5o. lugar, perdendo a disputa para as donas da casa, seleção dos EUA e assim conquistou seu histórico 6o. lugar.

Em 2018, nossas meninas repetiram o 6º lugar, porém com uma campanha melhor na fase de grupos, perdendo a disputa de 5º lugar contra a Áustria.

O próximo Mundial

A próxima edição do Mundial de Flag Football da IFAF está confirmada na Finlândia entre 24 e 30 de agosto de 2024.

As seleções brasileiras feminina e masculina garantiram vaga no Mundial 2024 após participação no 1º Campeonato Intercontinental das Américas da IFAF que aconteceu em julho de 2023, em Charlotte, EUA.

Videos e fotos

Você pode conferir todos os jogos das nossas seleções no Mundial de Flag Football em nosso canal e no Canal oficial do torneio, ambos no YouTube.

As fotos de nossas seleções no Mundial 2021 podem ser encontradas em nossos álbuns:

Para o topo