Nesta quarta-feira a International Federation of American Football (IFAF) divulgou os critérios e o ranking mundial de seleções de Flag Football. O ranking leva em consideração os últimos 3 anos de competições internacionais e deve ser utilizado para definição dos grupos do Mundial da Finlândia, que acontece em agosto.
No feminino a Seleção Brasileira ocupa a 13ª colocação. Já a Seleção Brasileira Masculina ocupa a 19ª posição. Ambos os rankings são liderados pela seleção dos Estados Unidos.
O ranking foi elaborado pelo sistema de ELOs com adaptações para a realidade de competições do Flag Football. “A fórmula utilizada leva em consideração os últimos 3 anos. Estamos muito animados com os debates que isso irá gerar e esperamos que o ranking esquente as rivalidades entre as seleções que vão disputar o mundial de 2024”, explicou o diretor de competições da IFAF, Roope Noronen.
Confira os critérios para elaboração do ranking:
- Ao entrar em um novo ciclo, as seleções que participaram de torneios anteriores recebem classificações ponderadas em uma escala entre 1500 pontos e 1100 pontos ponderados. Por exemplo: no ranking feminino em 2023, as semifinalistas dos Jogos Mundiais EUA, México, Panamá e Áustria carregavam 1500 pontos ponderados. No outro extremo da escala, Finlândia e Chile, as nações classificadas em 17º e 18º lugar nos Campeonatos Mundiais de Flag Football da IFAF em 2021, carregavam 1100 pontos.
- Cada equipe nova que entra na competição recebe uma classificação padrão de 1000 pontos. A disputa concede 400 pontos para uma vitória, menos 400 pontos para uma derrota e zero pontos para um empate, que é adicionado aos pontos ponderados ou novos pontos de classificação de um oponente. Uma vez que todos os jogos são concluídos, o subtotal de uma equipe é calculado e dividido pelo número de jogos disputados. Os pontos originais ponderados de um país para aquele ano são então adicionados para fornecer um total final para o torneio.