Internacional

Seleções Brasileiras de Flag Football encerram participação no Mundial da IFAF na Finlândia

Foto: Grasiela Gonzaga / Flag Football Brasil

Entre os dias 27 a 30 de agosto, as Seleções Brasileiras Feminina e Masculina de Flag Football competiram no Mundial da IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano), realizado em Pajulahti, Lahti, na Finlândia. Em um torneio que reuniu equipes de todo o mundo, o Brasil teve desempenhos marcantes, apesar de não alcançarem as fases finais.

Da esquerda para a direita, em pé: Beatriz Baptista, Ana Luiza Cazarin, Fernanda Justino, Pamela Peres, Ester Alencar, Lara Torelli, Karoline Souza, Thamires Soares, Thais Brandão e Ingrid Camargo. Ajoelhados: Paulo Victor Guimarães, Lara Nesralla, Taísa Alencar, Amanda Boabaid, Karolyne Santos, Ellen Bruna Alencar, Gabriela Bankhardt e Bruno Fonseca. (foto: Grasiela Gonzaga / Flag Football Brasil)

Campanha da Seleção Feminina

A Seleção Brasileira Feminina, que já soma seis participações em Mundiais da IFAF, começou a fase de grupos com uma campanha promissora. Em seu grupo (C), o time conquistou vitórias expressivas contra as anfitriãs da Finlândia e a Polônia, mas sofreu derrotas para as equipes da Alemanha e do Japão, adversários tradicionais no cenário internacional. Com duas vitórias e duas derrotas, o Brasil se classificou em 3º lugar no grupo, o que garantiu sua vaga nas oitavas de final.

Nas oitavas, a equipe brasileira enfrentou a forte seleção da Áustria. Em uma partida bastante equilibrada, o Brasil jogou quase sem erros, mas foi superado pela mínima diferença de dois pontos, sendo eliminada da disputa pelo título. A Áustria, adversária que eliminou o Brasil, seguiu até as semifinais e terminou o torneio na 4ª colocação geral.

Após a eliminação, a seleção brasileira participou das disputas por ranking, onde enfrentou novamente a Alemanha, sendo derrotada. No entanto, o time se recuperou ao vencer a Finlândia e, em seguida, Israel, finalizando sua campanha com uma 13ª colocação entre as 23 equipes participantes. Apesar de não alcançar o pódio, a equipe mostrou resiliência e competitividade em sua trajetória no torneio.

 

Fase de grupos

Brasil 33 x 21 Finlândia
Alemanha 36 x 18 Brasil
Japão 34 x 18 Brasil
Brasil 47 x 00 Polônia

 

Oitavas de Final

Áustria 34 x 32 Brasil

 

Disputas de Ranqueamento

Alemanha 26 x 20 Brasil
Brasil 48 x 06 Finlândia
Brasil 13 x 07 Israel

 

Ranking Final Feminino

  1. EUA
  2. México
  3. Japão
  4. Áustria
  5. Canadá
  6. Espanha
  7. Grã-Bretanha
  8. Itália
  9. Alemanha
  10. Panamá
  11. França
  12. Suíça
  13. Brasil
  14. Israel
  15. Finlândia
  16. Austrália
  17. Chéquia
  18. Suécia
  19. Nova Zelândia
  20. Coreia do Sul
  21. Irlanda
  22. Dinamarca
  23. Polônia

 

  1.  
Da esquerda para a direita, em pé: Victor Hugo Ferraz Souza, Athos Daniel, Kyoshi Takemura, Heitor Medeiros, Renato Munford, Nicolas Quadro, Pedro Clemente, Letícia Ramos. Ajoelhados: Fernando Domiciano, Edmar dos Santos, Matheus Silva, Felipe Nunes, João Pedro Chermont, Matheus Duarte, Felipe Aymoré e Luciano Júnior. (foto: Grasiela Gonzaga / Flag Football Brasil)

 

Campanha da Seleção Masculina

A Seleção Brasileira Masculina, em sua segunda participação em um Mundial da IFAF, enfrentou uma fase de grupos desafiadora. O time iniciou com derrotas para as seleções dos Estados Unidos, potência mundial da modalidade, e da Espanha, mas conseguiu uma vitória crucial contra a Sérvia, que garantiu o 3º lugar no grupo.

Com o resultado, o Brasil não avançou para as fases eliminatórias principais e seguiu direto para as disputas de rankeamento. Na sequência dessas disputas, a equipe brasileira enfrentou a Sérvia novamente, mas foi derrotada. Entretanto, o time se recuperou ao vencer os jogos contra Kuwait, Singapura e Polônia, finalizando sua participação na 25ª colocação entre as 32 seleções que participaram do torneio.

 

Fase de grupos

EUA 52 x 06 Brasil
Brasil 26 x 19 Sérvia
Brasil 19 x 32 Espanha

 

Disputas de Ranqueamento

Brasil 19 x 37 Sérvia
Brasil 44 x 06 Kuwait
Brasil 44 x 19 Singapura
Polônia 13 x 60 Brasil

 

Ranking Final Masculino

  1. EUA
  2. Áustria
  3. Suíça
  4. México
  5. França
  6. Itália
  7. Canadá
  8. Dinamarca
  9. Israel
  10. Grã-Bretanha
  11. Japão
  12. Alemanha
  13. Panamá
  14. Espanha
  15. Austrália
  16. Chéquia
  17. Sérvia
  18. Suécia
  19. Nova Zelândia
  20. Coreia do Sul
  21. Irlanda
  22. Finlândia
  23. Ucrânia
  24. Chile
  25. Brasil
  26. Polônia
  27. Argentina
  28. Singapura
  29. Kuwait
  30. Geórgia
  31. Camarões

 

Perspectivas para o futuro

Apesar de as colocações finais não refletirem o potencial das equipes brasileiras, as campanhas no Mundial de Flag Football em Pajulahti mostram a evolução do esporte no país. O torneio foi mais uma grande oportunidade de crescimento tanto para a Seleção Feminina, que já possui uma trajetória consolidada no cenário internacional, quanto para a Seleção Masculina, que busca ganhar mais experiência e se firmar entre os melhores do mundo.

As seleções brasileiras agora voltam suas atenções para os próximos compromissos internacionais. A Seleção Masculina disputará o 11º Campeonato Nacional do México com um elenco 100% diferente do elenco que esteve na Finlândia. Tanto Comissão Técnica quanto os atletas foram selecionados especificamente para este torneio. O campeonato acontecerá entre os dias 14 e 18 de novembro de 2024, na cidade de Tecáme de Felipe Villanueva, no México. Já a Seleção Feminina começa os trabalhos mirando o próximo torneio Intercontinental das Américas, ainda sem data e locais definidos.

O Brasil segue firme na construção de uma trajetória cada vez mais sólida no cenário mundial de Flag Football, apostando no desenvolvimento de atletas e na popularização da modalidade em um cenário competitivo cada vez mais desafiador.

 

Para o topo