Torneio de Seleções abriu oficialmente o calendário de flag masculino no Brasil em 2024
Dezenas de atletas de todas as regiões do Brasil representaram seus estados e participaram de uma das maiores integrações no Flag Football no Brasil no último final de semana, em São Paulo.
A 2ª edição do torneio de seleções regionais abriu oficialmente o calendário de competições masculinas da modalidade em 2024, reunindo ao todo 7 equipes querendo mostrar seu melhor nível de flag frente a todos os técnicos de seleções masculinas. Foram elas:
- Seleção Nacional
- Seleção Sudeste
- Seleção Nordeste
- Seleção Centro-Oeste
- Seleção Norte
- Seleção Sul
- Seleção de Base
A competição durou dois dias (17 e 18 de fevereiro) e ocorreu no Centro de Treinamento Touchdown, em São Paulo.
Heitor Medeiros, Head Coach da Seleção Brasileira Nacional Masculina explicou que o objetivo do torneio foi colocar todos os atletas e coaches para vivenciarem o flag em alto nível:
— Mostramos organização de alto nível, com comissões técnicas de alto nível. A seleção nacional é uma consequência de tudo que aconteceu aqui. Quando chegarmos no mundial, precisamos chegar um pouco mais acostumados e preparados, e esse torneio nos ajudou muito nisso.
Inicialmente, os sete times foram divididos dois grupos:
Grupo A: Seleção Nacional, Seleção Sul, Seleção Sudeste e Seleção Nordeste
Grupo B: Seleção Centro-Oeste, Seleção Norte e Seleção de Base
Assim ficaram os resultados de sábado:
Após enfrentar as equipes de seu grupo, os times com campanhas semelhantes em cada grupo se enfrentaram na rodada seguinte, disputando vaga nas semifinais. Foi aí que o campeonato cresceu em emoção.
Após vencer o Centro-Oeste por 37 a 25 no sábado, a Seleção Nacional garantiu a melhor campanha e vaga direta na Semifinal.
No domingo de manhã, foram necessárias prorrogações extras para conhecer os demais semifinalistas. No primeiro Overtime, Sul e Sudeste disputaram vaga na Semifinal. O Sul até saiu na frente, com Touchdown e conversão de um ponto, mas em sua posse, o sudeste marcou um TD em 4ª pra 12y, e anotou o XP de 2 pontos, virando o placar e dando a vitória para o Sudeste.Na sequência, prorrogação entre o Norte e o Nordeste, e a vitória ficou com o Norte, pelo placar de 10 a 9.
A próxima prorrogação foi entre Sudeste e Centro-Oeste, que se enfrentaram na semifinal. Depois de muitos XPs desperdiçados dos dois lados, o Sudeste aproveitou duas faltas seguidas da defesa para converter um XP de 1 ponto e garantir vaga na final do torneio.
Na outra Semi, vitória da Seleção Nacional sobre o Norte pelo placar de 32 a 6
Foi aí que a chuva apareceu e atrapalhou os planos do torneio. Com alguns raios no entorno do campo, as disputas de 5º e 3º lugares foram canceladas, e a final atrasou alguns minutos. Após o início da partida, a Seleção Nacional controlou o jogo com pontuações iniciais, e com excelente atuação de sua defesa, comandada por Índio, Viza, Edmar e Aymoré, a Seleção Nacional não tomou pontos na final e saiu coroada a campeã do torneio. Placar final de 20 a 0.
Presidente da CBFA, Cris Kajiwara comemorou a realização do evento:
“Foi um final de semana muito feliz para todos. Atletas do Brasil inteiro reunidos mostrando o alto nível de flag e das nossas seleções. Começamos 2024 com o pé direito, não tenho dúvidas que teremos um grande ano pro flag nacional”, comentou.
Rakel Barros, diretora do Torneio de Seleções, falou sobre toda a preparação para o torneio:
“É a primeira vez que nós enquanto seleção masculina organizamos um campeonato. Pra nós, como organização, tem sido maravilhoso ver a evolução que todos os times tiveram desde o segundo semestre do ano passado. Todos deram um show”.
Agora a seleção masculina de flag intensifica sua preparação para o Mundial de Flag 2024 da IFAF, que ocorrerá na Finlândia, no final de agosto. Até lá, o Time Brasil masculino ainda se encontrará mais duas vezes, em training camps preparatórios com os convocados e suplentes.
A convocação da seleção masculina de flag que representará o Brasil deve ser divulgada na semana que vem.
Cerimônia de premiação coroou campeões e nomeou os MVPs da competição
Após a final, os jogadores, coaches e membros da staff se reuniram para ouvir o anúncio dos prêmios. Primeiro, após uma homenagem ao casal Coach Kinho (Nacional) e Coach Mika (Sudeste), foi feita uma menção aos organizadores da competição, que encabeçaram toda a logística de trazer as seleções de todos os cantos do Brasil.
Na sequência, foi eleita a seleção do campeonato, que ficou assim:
Head Coach: William Spazzin (SUL)
Coordenadores
Defensivo: Marcos Ferrete (Sudeste)
Ofensivo: Kamila Pelegrine (Sudeste)
Ataque:
Lucas Caravita (Sudeste)
Eduardo Cousseau (Sul)
Gabriel Veloso (Sudeste)
Raul Simões (Sudeste)
Sanka Salomão (Base)
Defesa:
Bruno Souza (Nordeste)
Matheus Viza (Nacional)
André Correia (Norte)
Marcos Padovane (Centro-Oeste)
Jefferson Filho (Nordeste)
Para MVPs foram eleitos:
ATAQUE : Kyoshi Takemura (Nacional)
DEFESA : Victor Lopes (Sudeste)
GERAL : Eduardo da Silva (Centro-Oeste)
Confira mais fotos da premiação do torneio:
Fotos: Igor Pradella e Grasiela Gonzaga