Internacional

Heir To The Throne, patrocinado pela Oakley, desembarca no Brasil pela primeira vez em parceria com o Flag Football Brasil

Coach Kenny Bello (à esquerda)

No mês que completa 8 anos, o Flag Football Brasil traz pela primeira vez ao Brasil o evento internacional Heir To The Throne, em parceria com o Dukes Institute e a Oakley. O “Herdeiros do Trono”, em tradução livre, acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro nas cidades de Curitiba e São Paulo e contará com camps para adultos e para as categorias de base.

O evento já rodou diversos países do hemisfério norte e essa é a primeira vez que desembarca na América do Sul. Os grandes destaques internacionais ficam por conta do coach Kenny Bello, atual OC da seleção espanhola feminina, e Phoebe Shecter, ex-coach do Bufallo Bills e atual campeã europeia com a seleção britânica de flag football.

Sobre o Heir To The Throne

O Heir To The Throne é um camp internacional criado pelo Dukes Institute pelo treinador Coach Bello. Seu objetivo é espalhar e desenvolver o amor pelo flag football em diferentes países, conectando treinadores e atletas locais com o conhecimento ensinado no alto nível europeu. Na temporada 2026 o evento passará também por países como Holanda, Espanha, China, Irlanda, Alemanha, Inglaterra, Austrália, Itália, França, Áustria e Suíça. Esta será a primeira vez que chega ao Brasil, mas se depender do coach Kenny essa não será a última:

“Estamos animados por finalmente chegar na América do Sul. O Brasil é um país incrível e eu venho sonhando com realizar um evento aqui por muito tempo. Tínhamos o plano de trazer o evento para cá no futuro, mas uma oportunidade surgiu para vir logo no começo do ano e agarramos ela assim que possível. Queremos voltar mais vezes, mas sabemos que tudo depende de uma boa primeira impressão e espero que a comunidade brasileira esteja aberta a nos receber.”

Para Kenny, o evento se baseia em três pilares: flag football, alta qualidade e diversão. Ele cita que apenas um encontro por um tempo limitado de horas não vai fazer uma revolução, mas garante que sairá satisfeito se os atletas e coaches aprenderem pelo menos alguma coisa nova ou uma nova perspectiva em encarar o jogo.

“As pessoas às vezes vão a outros países achando que vão ensinar aquela comunidade a praticar o esporte. Eu sei que existe flag football no Brasil há um bom tempo e respeito a história que eles construíram nessa comunidade. Nosso objetivo é proporcionar novas perspectivas. Às vezes pode ser uma técnica diferente, um drill que permita exercitar uma decisão difícil durante a partida ou mesmo uma perspectiva sobre como encarar o dia a dia de treinos nesse esporte que ainda está se consolidando e carente de conhecimento formal e referências.”

Em cada cidade o evento se dividirá em dois camps distintos: um juvenil e um adulto. O camp juvenil é gratuito e o foco são crianças e adolescentes de até 17 anos que possuam ou não conhecimento sobre o flag football. O nível de detalhes, intensidade e complexidade das atividades vai variar de acordo com a experiência do grupo.

Já no camp para adultos, são esperados homens e mulheres maiores de 18 anos que já praticam o esporte. Atletas e coaches podem participar por uma taxa de inscrição de R$ 120,00. Para fazer a sua inscrição, basta acessar este link.

Inspiração Internacional

Phoebe Schecter

Quem é presença confirmada no Heir To The Throne no Brasil é Phoebe Schecter. A primeira mulher coach da NFL com o Buffalo Bills em 2018 e atual campeã do Europeu de flag com a seleção britânica é também uma das embaixadoras da NFL no mundo e uma referência no esporte. Entre sua agenda corrida como comentarista de NFL na Sky Sports e atleta de alto rendimento, Phoebe já viajou para vários lugares do mundo por conta do esporte, mas diz que o Brasil era um antigo sonho:

“O esporte é algo maravilhoso porque me permitiu conhecer diversos países e culturas diferentes. Eu estou sempre disputando torneios pela Europa, vou muito aos Estados Unidos, e também estive na China ano passado competindo no World Games. Essas memórias são a melhor coisa de poder viver intensamente o flag football, e chegar ao Brasil em 2026 é algo que me deixa muito ansiosa porque ouvi somente coisas boas sobre o país. Desde a energia das atletas da seleção brasileira nos torneios internacionais até a paixão que vemos dos brasileiros pelo esporte, tudo parece muito mágico e estou muito feliz de poder viver um pouco disso de perto.”

Outro que também estará presente no evento é Leonardo Lorenzoni. Figurinha conhecida do flag do Brasil, o co-host do Tudo Pelo Flag retorna ao país para esse evento depois de uma temporada como coordenador ofensivo da seleção masculina sueca. 

“Conheci o coach Kenny logo que fui pra Europa e desde então alimentei a esperança de um dia levá-lo ao país. Ele liderou grandes projetos, participou de grandes torneios. Acredito muito na visão dele de longo prazo e fico feliz de estar conectando esses dois mundos agora. Conhecer o flag de perto na Europa me fez perceber o quanto o Brasil tem potencial. Acho que ainda não arranhamos nem a superfície do que esse esporte pode ser por aqui e espero que eventos como o H3T possam ajudar a plantar a sementinha do que vai ser o nosso futuro esportivo.”

Além dos dois, o evento contará com treinadores brasileiros convidados que aprenderão a metodologia do H3T para passar aos atletas. 

Dukes e Flag Football Brasil juntos pelo esporte

A chegada desse torneio marca a realização de um antigo sonho do Flag Football Brasil: oferecer experiências significativas e diferentes para a comunidade. O evento foi criado pelo Dukes, patrocinado pela Oakley, mas é o Flag Football Brasil quem ficou responsável pela realização:

“Eu viajo para assistir e participar de torneios internacionais de flag desde 2012, quando o Brasil enviou pela primeira vez uma seleção para competir. Em todo ano eu sempre vejo o mesmo fenômeno: alguém chegando lá pela primeira vez e entendendo como o esporte é praticado de forma diferente por outras culturas. O choque é muito grande, mas não precisa ser sempre assim. São 8 anos entre altos e baixos mantendo o Flag Football Brasil vivo, e poder trazer nomes relevantes do cenário internacional para o nosso quintal para compartilhar conhecimento é uma das grandes realizações desse projeto. O Brasil tem um potencial incrível, quero muito ver a nossa comunidade aprendendo tudo que tiver pra aprender pra cada vez mais ampliarmos a nossa potência”, disse Grasiela Gonzaga, fundadora do Flag Football Brasil.

Para o coach Kenny Bello, essa parceria é exatamente o que ele procura quando pensa em levar o evento para outros países:

“Eu respeito muito a história de cada país e o que eles já construíram. Queremos ampliar o alcance de parceiros locais como o Flag Football Brasil para o restante do mundo, ao mesmo tempo que confiamos neles para alcançar a comunidade já existente. Quando o coach Léo me falou sobre o trabalho realizado pela Grasiela, eu tinha certeza que seriam os melhores parceiros para conversar com o público que queremos em nossos eventos. Eu me sinto muito sortudo por poder contar com pessoas da comunidade que se importam tanto com o esporte. E esta visão de projeto foi totalmente abraçada pela Oakley, que nos proporcionou colocar o plano em prática.”

Informações sobre o evento

Camp Curitiba

Data: 18 de Fevereiro 2026
Local: Croco Stadium
Horário: 15h às 18h (Juvenil) e 19h às 22h (Adulto)

 

Camp São Paulo

Data: 19 de Fevereiro 2026
Local: Em definição (Zona Oeste ou Zona Leste)
Horário: 15h às 18h (Juvenil) e 19h às 22h (Adulto)

Para o topo