A IFAF divulgou oficialmente, nesta segunda-feira (26), a composição dos grupos do IFAF World Flag 2026, que será disputado de 13 a 16 de agosto, em Düsseldorf, na Alemanha. O torneio reunirá 18 nações de cinco continentes, consolidando-se como o maior evento global da modalidade antes da estreia do flag football nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Os grupos foram definidos a partir do ranking mundial anual da IFAF, que também será publicado integralmente no dia 26 de novembro. México (feminino) e Estados Unidos (masculino) chegam como líderes do ranking em suas categorias.
México no topo e disputa intensa no feminino
Pela primeira vez na história, a seleção feminina do México lidera o ranking mundial, após conquistar o ouro nos The World Games e no IFAF Americas Flag 2025. A quarterback Diana Flores celebrou o feito:
“Ser número um do mundo é uma honra incrível para nossa equipe e para o México. Seguimos motivadas para evoluir e representar nosso país com orgulho rumo ao Mundial de Düsseldorf e aos Jogos de LA 2028.”
A competição feminina será marcada por confrontos de peso e pela presença de campeãs continentais em praticamente todos os grupos.
Grupos do Feminino
Grupo A: México, Itália, Alemanha, Eslovênia
Grupo B: Estados Unidos, Espanha, Austrália, Nigéria
Grupo C: Grã-Bretanha, Áustria, França, China
Grupo D: Canadá, Japão, Panamá, Brasil
O Brasil aparece no Grupo D, ao lado de três adversários experientes: Canadá (prata no IFAF Americas), Japão (bronze no Mundial 2024) e Panamá. A chave é considerada uma das mais equilibradas da competição. A Seleção Brasileira Feminina já enfrentou diversas vezes os 3 adversários em Mundiais e Intercontinentais.
Conversamos com a atleta da Seleção Brasileira e Embaixadora da NFL Flag e da IFAF no Brasil, Gabriela Bankhardt:
Difícil controlar a ansiedade já tendo os grupos da competição. Um ponto positivo é que alguns dos adversários já enfrentamos recentemente, seja no último Mundial ou Intercontinental. E isso é positivo porque nós podemos assistir esses jogos, corrigir nossos erros e chegar de forma mais assertiva na competição. O que não falta é material de estudo e vamos ter um tempo para nos prepararmos e chegarmos o mais afiadas possível para o Mundial!
Estados Unidos lideram e Brasil encara desafio pesado no masculino
No masculino, os Estados Unidos mantêm a liderança do ranking e buscam o quarto título mundial consecutivo. O torneio conta ainda com seleções que chegam embaladas por campanhas continentais consistentes, como Austrália, Áustria, Japão e Itália.
Grupos do Masculino
Grupo A: Estados Unidos, Austrália, Israel, Samoa Americana
Grupo B: Áustria, Japão, Canadá, Nigéria
Grupo C: México, Suíça, Alemanha, Brasil
Grupo D: Itália, França, Grã-Bretanha, Panamá
No Grupo C, a seleção brasileira encara três pedradas: México, Suíça – que venceu os mexicanos na disputa do bronze no último Mundial – e a anfitriã Alemanha. O Brasil chega como quinto colocado nas Américas e tenta avançar aos playoffs em uma das chaves mais competitivas do torneio.
Rumo a LA 2028
A IFAF confirmou que o Mundial de 2026 deve integrar o caminho classificatório para os Jogos Olímpicos de Los Angeles. O sistema de qualificação está em fase final de aprovação pelo COI, com previsão de divulgação completa nas próximas semanas.
FONTE: IFAF