Seleções feminina e masculina mantiveram os treinos programados para o último final de semana, mas novos treinos estão adiados por tempo indeterminado
No fim de semana dos dias 14 e 15 de março, as seleções brasileiras de flag football treinaram normalmente, mesmo com a mudança repentina de local devido ao avanço do Coronavírus em território brasileiro.
Com a notícia do fechamento do Clube Escola Pelezão, sede do primeiro dia de treinos, pela Prefeitura, a comissão técnica, trabalhando junto à Diretoria de Flag Football da CBFA rapidamente confirmou a mudança de sede para manter a programação e não prejudicar os atletas que já estavam a caminho da capital paulista para os treinos.
Atletas e comissão técnica das seleções masculina e feminina dividiram o o campo da ADC Eletropaulo em São Paulo, onde além de treinamento técnico e aperfeiçoamento tático, enfrentaram a jovem equipe de Flag Football 5×5 masculina do Caniballs.
Seleção masculina
Segundo o head coach Dan Muller, o treino contou com a participação de 18 atletas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nas palavras de Dan:
“Foi um bom treino, conseguimos desenvolver bem o playbook, inserindo novidades e promovendo mais entrosamento. No final resolvemos fazer um coletivo com a galera do Cannibals. Pudemos testar algumas coisas novas… temos muito a melhorar.”
Seleção feminina
O treino da Seleção feminina contou com a participação de 20 das 23 atletas convocadas. As atletas foram mescladas em duas equipes que disputaram dois jogos treinos contra a equipe masculina do Caniballs na manhã de domingo. Segundo a head coach Victoria Guglielmo:
“O treino foi muito bom a evolução fica cada vez mais nítida e cada mês que passa temos um Camp com um nível muito maior. Fizemos amistosos com a equipe masculina do Caniballs e foi extremamente rico para nossa preparação.”
Coronavírus e adiamento do Mundial
Conversamos com os coaches sobre o adiamento do Campeonato Mundial que seria realizado na Dinamarca em agosto deste ano.
Segundo Dan, que também é Diretor de Esportes da CBFA, a IFAF – Federação Internacional de Futebol Americano – não deu nenhuma previsão de quando o campeonato poderá ser realizado, nem sobre uma possível mudança de sede.
Sobre a programação dos treinos das Seleções Brasileiras, o Diretor de Esportes foi enfático ao dizer que não haverá treinos das Seleções até segunda ordem.
“Seguindo orientação do Ministério da Saúde, estamos suspendendo os treinos das Seleções até sabermos mais sobre a disseminação do Covid-19”
A head coach Vic disse que tem intenção de retomar o planejamento de preparação da Seleção Feminina assim que a pandemia estiver sob controle:
“Continuaremos treinando com as 23 atletas até termos uma nova data. Tivemos que fazer alguns ajustes na periodização de treinos, porém teremos mais tempo de preparação e chegaremos com uma seleção forte e melhor preparada. A ideia é continuar com os treinos mensais. Os próximos dependerão da pandemia, estamos aguardando como tudo vai ficar em nosso país.”
Campeonatos estaduais e nacionais
Diversos campeonatos estaduais como o Paulista de Flag da APFA e o Catarinense de Flag Football feminino da FCFA foram adiados já na semana passada devido ao aumento nos casos de Coronavírus em território nacional.
Nesta segunda-feira, a CBFA divulgou comunicado oficial com recomendações para Federações, Ligas, equipes e atletas de Futebol Americano e Flag Football de todo o país.
Você pode conferir o comunicado no site oficial da CBFA, clicando aqui.
Nós do Flag Football Brasil enfatizamos a importância da paralisação dos eventos esportivos e conscientização da comunidade sobre o Corona Vírus COVID-19.
COVID-19
FONTE: G1 16.03.2020 – 23:39h
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta (11) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Para o ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, houve “demora da OMS” para fazer a declaração, já que o número de casos fora da China aumentou 13 vezes nas últimas duas semanas e o número de países afetados triplicou.
Até agora são 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos.
Confira as orientações de higiene fornecidas pelo Ministério da Saúde para evitar a contaminação:
Vídeo oficial do Ministério da Saúde: Coronavírus – O que você precisa saber e fazer.