Finalmente a Seleção Masculina de Flag Football 5×5 saiu do papel e teve seu primeiro Training Camp!
No último fim de semana, dias 12 e 13 de maio, aconteceu em Campo Grande (MS) o primeiro Training Camp da história da Seleção Masculina de Flag Football. Conversamos com o Head Coach, Edson Albuquerque que nos contou detalhadamente como foi o fim de semana! Leia abaixo o texto na íntegra.
1º Training Camp da Seleção Brasileira Masculina de Flag Football
Uma palavra define esse primeiro Training Camp da Seleção Masculina: SURREAL!
Foi lindo de se ver. A galera dando o sangue – literalmente – e treinando com 100% de intensidade até o final, mesmo após uma sequência pesada de dois dias inteiros de treino.
Dia 1 (12/05/2018)
Após uma sexta-feira fria e chuvosa em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o sábado amanheceu com um céu parcialmente nublado e sem chuva. Clima perfeito!
As atividades começaram às 9:00, com uma reunião inicial onde tivemos o primeiro encontro com todos os atletas e repassamos o roteiro planejado. Em seguida começamos os exercícios em campo, com avaliações físicas individuais de velocidade, agilidade e impulsão vertical. Entre uma repetição e outra, alguns jogadores e técnicos foram entrevistados pelo Globo Esporte local, divulgando assim o evento e o esporte. Logo após isso, fizemos o primeiro duelo entre ataque e defesa, com um drill de retirada de flag no “mano a mano”. E pra finalizar a manhã um desafio envolvendo a todos, para ver quem lança a bola mais longe, feito pra avaliar quem possui alguma habilidade passando a bola, além do QB.
Às 14:00, após um bom aquecimento com recepções, iniciamos com a defesa realizando alguns exercícios defensivos e o ataque praticando as boas e velhas rotas. Depois disso, próximo duelo: WRs vs DBs no passe! E pra fechar o primeiro dia, treino tático para instalação do playbook e primeiro scrimmage do Training Camp. Com certeza o momento mais aguardado do dia. Algumas jogadas instaladas com sucesso, tanto no ataque quanto na defesa, mostrando que o segundo dia seria ainda melhor.
Dia 2 (13/05/2018)
O tempo firme do primeiro dia se tornou ainda melhor no segundo. Céu azul logo ao amanhecer de domingo.
Iniciando aos trabalhos mais cedo desta vez, às 8:30, foi feita mais uma sessão de treino tático para finalizar a fixação das jogadas e, então, partimos para mais scrimmage. Com todas as jogadas treinadas e o entrosamento entre os jogadores cada vez melhor, seguimos para um treino situacional tendo como foco o tempo de jogo, encerrando assim a primeira fase do dia.
Deixamos o período da tarde para as simulações de jogo completo, separando os participantes em 2 times (Azul e Amarelo). Contamos com o apoio das meninas do Jacarés do Pantanal, que ficaram responsáveis pela arbitragem.
Com um desempenho excepcional, os jogadores souberam aproveitar bem a oportunidade de mostrarem seu jogo para a comissão técnica, nos proporcionando um experiência incrível. Teve de tudo: TDs, Interceptações, Sacks, Fintas, One Handed Catch, Toe-Drag, etc. Um show completo de puro Flag Football de alto nível. Vimos que eles realmente são os melhores jogadores do país e a sensação é de que temos plenas condições de jogar de igual pra igual com qualquer seleção que enfrentarmos no Mundial.
Além do fator técnico, o que nos surpreendeu ainda mais foi a parceria formada entre eles durante todo o final de semana. Sem contar a “zuera”, que não pode faltar!
Próximos passos
Em breve divulgaremos a lista dos 15 convocados para compor a seleção que irá ao mundial. A ideia agora é tentar fazer mais 1 treino para concluir o entrosamento do time, mas ainda estamos sem data definida pra isso
E pra finalizar, gostaria de deixar aqui registrado o nome de todos os jogadores e membros da comissão técnica que participaram desse momento histórico para o Flag Football nacional:
Jogadores:
- Arthur Scalco (RJ Devils)
- Augusto Cesar Freitas (Palmas Titans)
- Breno Scalco (RJ Devils)
- Daniel Albuquerque (CG Predadores)
- Daniel Gissoni (Carcamanos)
- Felipe Alves (CG Cobras)
- Felipe Simplicio (CG Predadores)
- Fernando Takai (Carcamanos)
- Filipe Amorim (Palmas Titans)
- Gabriel Henrique Sena (Brasília Alligators)
- Gustavo Baioni (CG Predadores)
- João Paulo Sinésio (Palmas Titans)
- José Ronaldo Fleury (Palmas Titans)
- Leonardo Rodrigues (Spartans)
- Lucca Germano (Spartans)
- Lucio Soares (CG Predadores)
- Mateus Garcia (CG Predadores)
- Vinicius Zani (CG Predadores)
- Waldir Aspet (CG Cobras)
- Wanderley Coimbra (CG Predadores)
Comissão Técnica:
- Edson Albuquerque (CG Predadores)
- Lucas Costa (Palmas Titans)
- Pedro Loureiro (CG Cobras)
Conversamos também com o atleta Lucca Germano do Spartans e ele nos contou um pouco sobre a sua experiência: “O clima foi muito amigável e de união entre atletas e CT. Espero que as próximas etapas sejam competitivas e de bastante aprendizado e diversão como foram essa. Para o mundial acredito que faremos bons jogos e daremos trabalho, se em um fim de semana pegamos um entrosamento bacana, com mais alguns treinos acredito que será melhor ainda. Com certeza aprendi coisas novas, trocar ideias e jogar junto com o pessoal dos outros times foi uma experiência incrível, quase certeza que a maioria do pessoal saiu com amizades novas de lá.”