Capacitação

Quarta de Regras: O Quarterback

(foto: Chris O'Meara, The Associated Press)

As regras de Flag Football não são complexas, porém existem algumas definições que ainda confundem a cabeça de muita gente. Afinal, quem é o quarterback no flag 5×5?!

Normalmente, numa equipe, o/a quarterback (QB) é quem lidera o time de ataque. Ele chama as jogadas ou recebe e repassa as orientações da comissão técnica. Geralmente também é aquele que sempre executa as jogadas, fazendo os passes ou entregando a bola.  Pra quem manja de outros esportes, podemos compará-lo com um armador.  Ou se você entende pouco de esporte, é o Marido da Gisele.

Porém, no livro de regras, é um pouco diferente. Existem definições diferentes para ajudar os árbitros interpretarem as regras… Mas calma, vem com a gente!

Definições

Segundo o livro de regras:

  • quarterback nada mais é do que o jogador que recebe o snap. (ponto final) (Sim. Sabe todo aquele glamour de ser o Marido da Gisele? Não existe.) 
  • Passador é o jogador que faz um passe.
  • Corredor é aquele que se movimenta em campo com a posse da bola.

Fernando Takai (18), quarterback-passador-corredor do Carcamanos Locomotives (foto: Tefa G. Monteiro)

Tá, mas e dai? No que isso influência na minha vida?

É importante existirem essas definições porque no flag football 5×5 esse jogador específico tem restrições/limitações de jogo.

Veja abaixo:

O Quarterback (QB):

  • Não pode correr com a bola além da linha de início da jogada (linha de scrimmage);
  • Tem 7 segundos para soltar a bola (soltar mesmo: ou entregar para um corrida ou lançar um passe);
  • Não pode lançar um passe para si mesmo (pode ser bizarro, mas bom saber haha).

Você pode dizer: Eita! Tá bom, mas que injusto!

Mas não é. Lembre-se que só os defensores que estiverem a 7 jardas da bola (blitzers) poderão avançar para tentar retirar a flag do QB, os demais defensores não podem cruzar a linha de scrimmage.

[Leia aqui nosso texto sobre blitz]

Então são 7 segundos (QB) contra 7 jardas (blitzer). O outros defensores devem ficar antes da linha (LOS) com um olho no QB, esperando ele decidir o que fazer, e o outro olho nos recebedores que estão em movimento.

Porém quando o QB entrega ou passa a bola para trás para outro jogador, esse último terá todo o tempo do mundo para decidir a jogada, fazer um passe (se tornando o passador) e inclusive correr com a bola (se tornando corredor). Assim como qualquer jogador da defesa poderá avançar para atacá-lo. Direitos iguais!

Mas como o Flag Football 5×5 é uma “mãe” pros times de ataque, tanto o QB quanto o Passador podem “se livrar da bola” (intentional grounding) para evitar que o blitzer retire sua flag para perda de jardas (o famoso sack). Isso em outras modalidades é uma falta, mas no Flag 5×5, não.

No Mundial de Miami, a seleção Brasileira jogou boa parte dos jogos com 3 passadoras em campo: (da esquerda pra direita) Victoria, Grasiela e Ana Luiza. (foto: Fabiano Silva)

Então resumindo, em teoria, qualquer um que recebe o snap pode se intitular QB, porém em nossos corações, a gente sabe que essa posição vai muito além disso, e que pra ser um “QB marido da gisele” tem que ter muito mais responsabilidade, frieza e… desapego, porque no 5×5 na maioria das vezes é o WR que geralmente leva o MVP!  

O ataque também precisa saber:

  • Quarterback ou Passador, não importa… Só é permitido UM passe para a frente por jogada. 
  • São permitidos ilimitados passes para trás e handoffs (entrega da bola de mão em mão), mas somente entre jogadores que estiverem atrás da linha de scrimmage (LOS).

Na próxima semana vamos explicar direitinho o que esses passes e handoffs são exatamente, por enquanto fiquem com essas dicas de aquecimento 🙂

Glossário

  • Sack: Retirada de flag do QB/Passador, atrás da linha de scrimmage (LOS), causando perda de jardas ao ataque.
  • Intentional grounding: o ato do QB/Passador se livrar da bola, lançando-a para fora do campo para evitar um sack. (No Flag Football 5×5 isso não é uma falta!)
  • Marido da Gisele: Tom Brady, consagrado quarterback do New England Patriots.

Toda quarta-feira teremos um novo texto sobre Regras! 
Você tem mais alguma dúvida sobre Quarterback/Passador ou alguma outra Regra de Flag 5×5!? Manda pra gente!  
contato@flagfootball.com.br


Leia também:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o topo