Opinião

Regras: Passes

(foto: Studio1456)

Hoje é dia de falar de mais algumas pequenas diferenças que o flag football 5×5 tem em relação às demais modalidades de futebol americano quanto às jogadas de passe e de corrida

Uma coisa é exatamente igual em todas as modalidades e variações de Futebol Americano: só é permitido um passe para frente por jogada. Certo, mas então o que o Flag 5×5 tem de diferente? Chega mais que vamos te contar!

Definições

Antes qualquer coisa, precisamos esclarecer algumas definições do livro de regras do Flag 5×5:

  1. Passe completo: quando um jogador consegue agarrar a bola dentro de campo; (Definir se um passe é completo ou não é bem mais complexo que isso, mas deixaremos os pormenores para depois!)
  2. Passe incompleto: quando um jogador não consegue segurar e a bola toca o chão, o famoso “drop”;
  3. Fumble: quando um jogador segurou a bola, já teve posse e controle, ou seja, já completou um passe ou handoff e depois em algum momento, deixa a bola cair.
  4. Handoff : entrega de bola de mão em mão, não importa a direção.
  5. Jogada de corrida: quando a bola cruza a linha de scrimmage (LOS) nas mãos de um jogador;
  6. Jogada de passe: quando a bola cruza a linha de scrimmage voando.
  7. A jogada sempre acaba automaticamente quando a bola toca o chão;

Uma jogada de passe entre a QB Grasiela e a Recebedora Nayara, no Panamá em 2016. (foto: Studio1456)

Por que preciso saber esses conceitos?

No flag football 5×5 não existe aquela correria louca de a bola cair no chão e todo mundo se jogar para tentar pegá-la, afinal o Flag foi criado exatamente pra diminuir situações de impacto e contato físico entre os atletas. Portanto quando a bola toca o chão, a jogada acaba ali, independente de ser um passe incompleto ou um fumble.
Quando um passe é completo, quem fez o catch pode continuar avançando no campo e conquistando ainda mais território. E se um passe é incompleto a jogada acaba automaticamente e a equipe de ataque parte para a próxima tentativa.

Mas sempre existe um “porém”, não é mesmo?

Se o passe para a frente foi incompleto, a próxima jogada começará no local do snap anterior.Porém se o passe foi para trás, um handoff ou fumble, a próxima jogada começará no local de última posse.

QUE?? E onde é esse local de última posse? 

No caso de um fumble, é o exato local no qual o corredor perdeu o controle da bola. No caso de um passe para trás ou um handoff, a bola será reposicionada no exato local onde o último jogador estava quando teve o controle da bola

Por exemplo:

  1. O snap é feito e o quarterback faz um passe PARA TRÁS para um de seus recebedores que deixa a bola cair:  A bola será reposicionada no ponto onde o quarterback estava quando fez o passe. 
  2. O quarterback, após receber o snap, tenta entregar a bola (handoff) para um recebedor que deixa a bola cair. (Um handoff é uma entrega de bola, não importa a direção). A bola será reposicionada no ponto onde o quarterback estava quando tentou entregar a bola. 
  3. Numa situação de uma jogada reverse, o quarterback passa ou entrega a bola para um recebedor X que tenta entregar a bola para um recebedor Y e este a deixa cair. A bola será reposicionada no local onde o recebedor X estava quando tentou entregar a bola para Y.

O que diferencia um passe para trás e um passe para frente?

Resumindo toscamente, um passe para trás é aquele que não ganha jardas.

É bem simples: um passe é considerado PARA TRÁS, quando a bola voa em direção à endzone de quem a lançou. Um passe lateral, que voa paralelo à linha de scrimmage, também é considerado um passe para trás, afinal ele não ganha jardas também. 
Então um passe para frente é todo e qualquer passe que voe em direção à endzone do adversário e proporcione o ganho de jardas. Não importa se o passe não cruzou a linha de scrimmage, se ele foi em direção à endzone adversária, é considerado para frente.

Então de onde posso fazer um passe?

Como já dissemos, durante uma jogada de ataque, a equipe pode fazer apenas UM passe para frente e infinitos passes para trás ou handoffs.

Porém especificamente no flag football 5×5 o ataque só pode fazer passes e entregas de bola enquanto estiver atrás da linha de início da jogada. Não é como o rugby, o handebol ou o próprio Futebol Americano tradicional que um jogador avança no campo adversário com a bola e depois passa para trás para outro jogador continuar avançando.

A QB Victoria, atrás de sua linha de scrimmage, aguardando o momento certo de fazer um passe. (foto: Studio1456)

Zona sem corrida (no running)

No campo de Flag Football 5×5 existem 2 linhas pontilhadas, posicionadas a 5 jardas de cada uma das endzones. São as linhas que demarcam a Zona Sem Corrida (no running zone).

Quando a jogada se inicia dentro da zona sem corrida da endzone adversária, a equipe de ataque deverá executar jogadas de passe, ou seja, a bola deverá cruzar a linha em vôo. Isso quer dizer que nessa região do campo não bastará fazer um passe para a frente, o passe terá que ser recebido a frente da linha em que a jogada iniciou.
Resumindo: Quando a jogada começa dentro da Zona sem Corrida, a bola tem que passar a LOS em vôo. Se passar nas mãos de algum jogador, é uma jogada de corrida e, portanto, uma falta de corrida ilegal!

Corrida do Quarterback

Quem nos acompanha já sabe que o quarterback no flag 5×5 não é necessariamente o Giselo, mas é qualquer jogador que recebe o snap.

Pois bem, o QB não pode simplesmente colocar a bola debaixo do braço e correr, mas depois que ele entregar ou lançar a bola para outro jogador, ele se torna um recebedor como qualquer outro e portanto pode receber passes, handoffs e correr com a bola para conquistar território.

Corrida do Snapper

Outra peculiaridade importante do Flag Football 5×5 é a de que o Snapper não pode receber um “handoff para frente”.

Mas você disse que um handoff é uma entrega de bola de mão em mão, não importa a direção!Sim.

Porém, usualmente o snapper está posicionado em cima, ou muito próximo, da linha de scrimmage no início das jogadas. Se o quarterback não pode ganhar jardas com a posse de bola, e não pode passar/entregar a bola após a linha de scrimmage, então como ele entregará a bola à frente para o snapper que está posicionado em cima da linha? A bola não pode cruzar a linha em posse do QB

Essa restrição serve também para evitar táticas injustas ou um jogo chatão mesmo… Imagina que “emocionante” uma equipe fazendo toda hora jogadas com o snap under center e handoff pro snapper correr. Nada emocionante, e um tanto injusto com a defesa, não é mesmo?

O Snapper pode correr, porém apenas se a entrega da bola for claramente para trás da linha da scrimmage!

A Snapper e a QB da Seleção da Guatemala. Se a QB entrega a bola à frente para a Snapper, cruzará a linha de scrimmage com a bola em sua mão, caracterizando uma jogada ilegal de corrida. (foto: Studio1456)

Glossário

  • Catch: ato de receber um passe e manter o controle e posse da bola.
  • Drop: ato de tentativa de recepção de passe, tocando na bola mas deixando-a cair, sem mater o controle ou posse dela em nenhum momento.
  • Reverse: jogada característica na qual há uma ou mais trocas de posse de bola entre recebedores e quarterbacks no backfield, invertendo a direção da corrida.
  • Snapper: também conhecido como Center, jogador de ataque que inicia um jogada executando o snap.
  • Snap Under Center: quando o QB se posiciona “embaixo” do Snapper (Center) e o snap é uma entrega de bola (geralmente por baixo das pernas) para o QB.
  • Snap Shot Gun: quando o QB se posiciona a uma distância suficiente para que o Snapper (Center) efetue um passe (geralmente por baixo das pernas) para o QB.

Você tem mais alguma dúvida sobre Passes e Corridas ou alguma outra Regra de Flag 5×5!? Manda pra gente!  
contato@flagfootball.com.br


Leia também:

Para o topo