Regras

Regras: Direito de Passagem e Direito de Lugar

O Blitzer quando levanta o braço acima da cabeça pede seu Direito de Passagem, mas e em outras situações de jogo? Quem tem direito de passagem e direito de lugar? Foto: Flag Football Brasil

As regras que fazem do Flag Football 5×5 a modalidade com menor intensidade de contato e impacto entre os atletas

A Regra de Direito de Lugar e Direito de Passagem é uma das principais da modalidade Flag Football 5×5, pois é ela que define quem cometeu uma falta por contato ilegal quando há algum tipo de impacto ou contato com intensidade entre os atletas.

Quando a situação é de blitz, estamos mais habituados às definições e rapidamente identificamos quais atletas devem evitar o contato, mas e quando o contato acontece numa jogada em campo aberto?

Em primeiro lugar, vamos resgatar no livro de regras alguns dos principais pontos de atenção:

  1. O direito de lugar vale mais do que o direito de passagem quando se determina o culpado de uma falta. 
  2. Nenhum jogador ou treinador deve intencionalmente entrar em contato físico com um adversário ou árbitro. 
  3. O corredor não tem direito de passagem e é responsável por evitar o contato com os jogadores adversários. 
  4. Todos os jogadores de ataque têm o direito de passagem até o momento em que uma jogada de passe legal ainda seja possível. Os jogadores de defesa devem evitar o contato. Quando a bola está no ar, todos os jogadores têm o direito de pegar a bola, mas sem mirar (atropelar) o adversário. 
  5. Mesmo com o direito de passagem nenhum jogador deve mirar e entrar em contato com um oponente. 

Portanto, segundo as regras, temos basicamente 2 situações:

Situação 1

Enquanto uma jogada ainda não foi definida e a bola ainda está atrás da linha de scrimmage: os jogadores de ataque tem direito de passagem. Os defensores devem evitar o contato e a obstrução de suas rotas.

Situação 2

A jogada aconteceu e um jogador de ataque tem a posse de bola e corre para ganhar jardas: o direito de passagem é dos jogadores de defesa. Os demais jogadores de ataque devem evitar o contato e a obstrução dos defensores que buscam o corredor.

Ocorrências comuns

Quando um defensor se posiciona, para na frente de um corredor e busca sua flag, é obrigação do jogador de ataque evitar o contato.

Quando um defensor se posiciona na frente de um jogador de ataque antes do início da jogada, e se mantém parado, ele detém o direito de lugar, portanto o jogador de ataque deve desviar sua rota, porém se o defensor se mover e houver contato, a falta será do defensor, pois o atacante tem direito de fazer sua rota.

Depois que a bola cruza a linha de scrimmage em posse de algum jogador do ataque, todos os recebedores tem como obrigação desviar dos defensores e evitar o contato. Foto: Flag Football Brasil

Quando um defensor vem de encontro ao corredor para tirar sua flag, ainda é obrigação do corredor de desviar, afinal defensor tem direito de buscar sua flag. Se houver contato com impacto, os árbitros deverão interpretar a situação. O defensor mirou apenas a flag? O corredor teve oportunidade e tempo para desviar porém preferiu o contato? Os atletas causaram um impacto desproporcional?

Quando dois defensores se posicionam lado a lado e o corredor tenta forçar a passagem entre os dois, a falta será do corredor.

Quando um jogador de ataque para para receber a bola de costas para o campo aberto, e ao virar se choca com um defensor que tenta tirar sua flag, não há falta. O recebedor não perde o direito de lugar ao girar.

É muito comum acontecer o contato entre o defensor que tenta tirar a flag do corredor. Cabe ao árbitro interpretar a legalidade do contato avaliando a intensidade e a intenção dos atletas envolvidos na jogada.

Resumindo:

Para evitar faltas de contato:

Quando uma jogada ainda não foi definida se é uma corrida ou passe, ou seja, a bola ainda se encontra atrás da linha de scrimmage, os jogadores de ataque tem o direito de passagem, portando os defensores devem evitar o contato.

Quando a bola ainda se encontra atrás da linha de scrimmage, todos os defensores (exceto um blitzer com Direito de Passagem) devem ficar parados ou dar espaço para os recebedores fazerem suas rotas, sem bumps e sem obstruções.

Quando uma jogada já aconteceu (passe ou corrida) os jogadores de ataque devem se esforçar ao máximo para evitar o contato. Os defensores tem direito de passagem para buscar as flags do corredor.

Sugerimos que todos leiam além das definições das regras, a seção final do livro de regras sobre Interpretações. Na página 44 são apresentadas algumas situações de Direito de Lugar e Direito de Passagem!

Você tem mais alguma dúvida sobre Direito de Passagem e Direito de Lugar ou alguma outra Regra de Flag 5×5!? Manda pra gente!  
contato@flagfootball.com.br


Leia também:

1 Comentário

1 Comentário

  1. Philipp

    16 de maio de 2019 em 02:45

    This is really helpful, thanks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o topo